Paralisação do WhatsApp impacta demandas de contadores e advogados
Nesta segunda-feira (4) as redes sociais, Facebook, Instagram e WhatsApp, apresentaram instabilidade e ficaram fora do ar por quase sete horas.
Apesar de não haver uma explicação oficial para o problema, especialistas apontam que o motivo que pode ter afetado o funcionamento das redes seriam falhas no DNS usado pela empresa.
Impactos no trabalho
Com a instabilidade, profissionais contábeis recorreram aos e-mails e ligações telefônicas para se comunicar com os clientes.
Danilo Campos, sócio da DWC Contábil, conta que o escritório tinha algumas demandas importantes que foram prejudicadas, como a entrega da folha de pagamento, controle de faltas, folha de ponto, vale alimentação e refeição, entre outros.
“Esses detalhes pontuais são tratados por whatsapp. Com a instabilidade, tivemos que fazer por e-mail ou ligação, o que não tem a mesma precisão e eficácia”, explica.
A advogada Camila Cruz, sócia do escritório Mascaro e Nascimento Advogados, também sentiu o impacto do problema.
“Hoje, com o trabalho híbrido e home office, a principal ferramenta de comunicação com os clientes é o WhatsApp. Então, a queda impactou tanto a comunicação, para troca e envio de documentos, quanto às publicações de conteúdos nas redes sociais”, conta.
A profissional também afirma que sentiu consequências nas demandas de trabalho. “Com o problema, recebemos mais ligações, e por conta delas, só atendemos uma pessoa por vez, não conseguindo dar vazão a todas as respostas e realizar as reuniões programadas.”
Instabilidade no Whatsapp
As redes sociais Facebook, Instagram e o WhatsApp voltaram a funcionar no início da noite desta segunda-feira (04).
A empresa assumiu que o problema foi global e que o apagão decorreu de uma falha interna: um defeito durante alteração em suas configurações. A plataforma informou também que não houve um ataque hacker nem vazamento de dados de usuários.