Conheça o Programa Progredir e como participar
O Programa Progredir foi criado pelo Ministério da Cidadania para apoiar aqueles inscritos no Cadastro Único, voltado para programas Sociais do Governo Federal, a conseguirem um emprego ou se capacitarem, com serviços gratuitos e inscrições facilitadas online.
O programa reúne planos de ações do Governo Federal para gerar emprego, renda e promover a construção da autonomia dos brasileiros, contando com cursos de qualificação profissional, vagas de emprego, uma área para elaboração de currículo, e a possibilidade de acessar microcrédito para empreender.
Como se cadastrar no Programa Progredir
Para participar do Progredir será necessário possuir o Cadastro Único, ter um número de CPF e e-mail. A inscrição é simples e pode ser feita online, confira o passo a passo:
1- Acesse o Portal do Progredir para se cadastrar;
2- Clique em “novo cadastro”;
3- Preencha seus dados igual está no Cadastro Único;
4- Insira seu e-mail e senha;
5- Clique em “Efetuar Login”.
Ao fim do processo, o cidadão receberá um email para ativar o cadastro no Progredir. Será preciso ativar o cadastro para utilizar os recursos do Programa Progredir.
Com a ativação concluída, será necessário o preenchimento dos dados do currículo no site e também um formulário de empreendedorismo. Todo o processo dura cerca de 25 minutos.
Opções do Programa
Com todo os passos iniciais concluídos, será o momento de explorar as opções do programa, confira as áreas de aprendizado e ajuda:
QUERO UM EMPREGO: ensina a fazer seu currículo e enviar para as vagas de empregos em empresas parceiras;
QUERO ME QUALIFICAR: facilita o acesso a cursos, presenciais e à distância;
QUERO EMPREENDER: ajuda a conseguir microcrédito para financiar seu negócio;
QUERO EMPREENDER EM GRUPO: uma oportunidade para quem planeja crescer junto com a família ou com amigos.
O Progredir não oferece bolsas ou auxílios, mas oferece oportunidades de ensino, aprimoramento e emprego, além de ajudar na conquista do microcrédito.
A participação no programa não exclui o recebimento do Bolsa Família.